Café: Rabobank espera manutenção da volatilidade no mercado internacional

Apesar da recente queda nos preços do café com a apreensão com o conflito Rússia-Ucrânia, os preços na Bolsa de Nova York devem seguir voláteis com as incertezas sobre a oferta e as questões logísticas. A avaliação parte do relatório de março do Rabobank sobre o mercado de café no Brasil.

Em meados de março, segundo o relatório, a taxa de barter atingiu 3,6 sacas por tonelada métrica, 47% pior que o comparado com o mês anterior. Além da recente queda nos preços do café, o aumento dos preços dos fertilizantes piorou o índice em relação ao mês anterior. O conflito entre Rússia e Ucrânia deve trazer maior volatilidade aos preços dos fertilizantes, ressaltou o Rabobank.

Em fevereiro de 2022, os preços do café no Brasil atingiram uma média de R$ 1.485,00 a saca de 60 quilos, outro nível recorde, e um aumento de 117% em relação a igual período do ano passado, de acordo com o Rabobank. No entanto, melhoras na logística global e o conflito Rússia-Ucrânia trouxeram uma baixa nos preços em março para R$ 1.334,00 a saca, observou.

Por Agência Safras