A safra de conilon 2021 do Espírito Santo deve chegar a cerca de 11 milhões de sacas de 60 quilos. A avaliação parte do cafeicultor e presidente do Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) Central Espírito Santo, Bento Venturim. Assim, a safra ficaria no topo da estimativa da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), que colocou a safra 2021/22 de conilon do Espírito Santo entre 9,0 e 11,3 milhões de sacas, em patamar recorde.
Segundo informações de fontes do ES consultadas por Bento, a safra do arábica deve ficar em torno de 3 milhões de sacas. A Conab estimou a safra de arábica 2021 do ES em 3,0 a 3,6 milhões de sacas. No arábica os produtores estão colhendo de forma inicial a safra no estado seletivamente.
Venturim indica que a colheita no Espírito Santo já está em 20% da safra do conilon. Entretanto, lamenta que os produtores sigam colhendo conilon com muitos grãos verdes neste início dos trabalhos, não aguardando pela maturação correta dos grãos. Ele indica que o clima foi bom para a safra do conilon, tanto que houve mais enfolhamento e demora mais a maturação. Mas os produtores não esperam o momento adequado e colhem com muitos grãos verdes. Venturim indica que acaba se perdendo em torno de 15 quilos por saca de 60 quilos em grãos verdes.
Ainda assim, observa que o estado está crescendo em cafés conilon especiais, tanto que há maior repercussão na produção de grãos de qualidade superior do que esse problema dos produtores colherem de forma prematura a safra.
Por Agência Safras