As vendas da safra brasileira de café 2023/24, que está em fase inicial de colheita, estão em apenas 24% do total esperado a ser produzido. O dado faz parte do levantamento mensal de Safras & Mercado, até o dia 10 de maio.
O percentual de vendas é muito inferior a igual período do ano passado, quando estava em cerca de 31% da safra, e está também abaixo da média normal para o período, que é de 26%. Desta forma, já foram negociadas 16,02 milhões de sacas de uma safra 2023/24 estimada por Safras & Mercado de 66,65 milhões de sacas.
Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, as vendas da safra nova brasileira andaram muito pouco nas últimas semanas. “A explicação para a lentidão está na diferença entre o preço praticado no disponível e a ideia para fixação antecipada de safra nova, que pode chegar a R$ 100 a saca a favor do disponível para algumas descrições.
Diante dessa diferença, é nítida a estratégia do vendedor de focar sua atuação no disponível, o que reduz a liquidez das negociações com safra nova”, aborda Barabach.
Por Agência Safras