As vendas de grãos de café da Tanzânia caíram 53% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior, principalmente devido a um declínio na demanda global, disse o banco central do país na segunda-feira.
As vendas caíram para 12.498,6 toneladas métricas de 26.879,4 toneladas no quarto trimestre de 2021, disse o banco em seu relatório consolidado de desempenho econômico zonal.
A aquisição também foi 12% menor do que no primeiro trimestre do ano passado, em 14.125,3 toneladas, disse.
Quase todo o café da Tanzânia é vendido para exportação.
Os leilões de arábica da Tanzânia usam o índice de preços da Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE) como referência. Os preços do Robusta seguem o contrato negociado em Londres na ICE. As vendas diretas também são permitidas.
As exportações de grãos de café da Tanzânia devem cair 8,7%, para 1,05 milhão de sacas de 60 quilos no ano de comercialização que começa em julho de 2022 a junho de 2023 devido à menor oferta exportável, de acordo com o recente relatório anual de café da Tanzânia do Departamento de Agricultura dos EUA.
O café da Tanzânia é exportado principalmente para o Japão, EUA, União Europeia, Marrocos, Rússia, Coreia do Sul e Índia, disse o USDA.
Por Agência Safras