Os preços internos e externos do café arábica registram bom ritmo de recuperação neste mês, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na parcial de novembro, contabilizado até dia 19, a média do Indicador CEPEA/ESALQ do café tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, foi de R$ 459,83 por saca de 60 quilos, alta de 9% frente à de outubro.
Esse cenário fez com que compradores e vendedores consultados pelo Cepea retornassem ao mercado, elevando o volume comercializado de café da safra 2019/2020 em novembro. Assim, segundo levantamento, a quantidade de café negociada nas regiões acompanhadas ultrapassou os 60% do total produzido na temporada. Em relação ao robusta, os preços também avançaram.
O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 teve média de R$ 301,02 por cada de 60 quilos na parcial do mês, indicou elevação de 4,4% em relação a outubro. Este cenário e a maior demanda pela variedade elevaram a liquidez interna, especialmente para o café robusta tipo 7/8. Na primeira quinzena de novembro, o volume de café da safra 2019/2020 comercializado no Espírito Santo estava próximo de 60%. Em Rondônia, as vendas estão ainda mais avançadas, sendo que aproximadamente 85% do volume total produzido já estava comprometido.