Câmara que quer expandir internet no campo se reúne pela primeira vez

A Câmara do Agro 4.0, criada através de um acordo de cooperação técnica entre os Ministérios da Agricultura e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, deve se reunir pela primeira vez nesta terça-feira, 22. O encontro acontecerá durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

A iniciativa pretende implementar ações destinadas à expansão da internet no meio rural, ao aumento da produtividade no campo, e à difusão de novas tecnologias e serviços inovadores, principalmente nas pequenas e médias propriedades rurais. O grupo também pretende estimular a capacitação profissional dos produtores rurais para manipular as novas tecnologias no mundo agro.

Dados preliminares de um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) indicaram que menos de 4% do território nacional é conectado à internet e que há uma demanda por pelo menos 5,6 mil antenas para melhorar a oferta de banda larga no país.

“O objetivo é aproximar os membros, elencar e discutir temas prioritários, buscar sinergias, alinhar ações, articular ações ao agronegócio frente aos novos desafios da globalização”, disse o coordenador de agricultura digital e de precisão do Ministério da Agricultura, Fabrício Juntolli.