Cana: Safra da Tailândia deve diminuir 21% em 2023/24

A safra de cana-de-açúcar 2023/24 da Tailândia (outubro-setembro) está projetada em 74 milhões de toneladas, 21% a menos que em 2022/23, à medida que os agricultores mudam para plantas mais lucrativas e o fenômeno climático El Niño deve reduzir a produtividade.

A trading Czarnikow disse que a área de cana diminuirá, apesar dos preços recordes da cana para os agricultores tailandeses em 2022/23 e das expectativas de preços ainda mais altos na nova temporada.

A contração nos volumes de cana se deve tanto a uma redução na área plantada, devido às culturas concorrentes que pagam mais aos agricultores, e a um forte risco em torno de um menor rendimento agrícola devido ao clima seco previsto, disse Czarnikow na nota.

Os preços de referência do açúcar na Intercontinental Exchange (ICE Futures US) estão sendo negociados perto dos níveis mais altos em 11 anos devido a problemas nas safras em algumas regiões importantes, bem como à expectativa de impactos do El Niño na Ásia. A Tailândia é um exportador importante na Ásia, um dos poucos nos últimos anos com um excedente exportável.

 

Por Agência Safras