Cepea: processamento de mandioca cai 18% em uma semana

Os preços da mandioca não tiveram um direcionamento único nos últimos dias, subindo em parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e recuando em outras. Na média da última semana (5 a 9 de agosto), entretanto, houve ligeira queda de 0,03% no valor médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia, que ficou em R$ 311,62 (R$ 0,5420 por grama de amido na balança hidrostática de cinco quilos). 

Parte dos produtores seguiu interessada na comercialização, devido à necessidade de caixa, mas o clima seco na maioria das regiões acompanhadas atrapalhou os trabalhos no campo, diminuindo a oferta de raiz para a indústria. 

Do lado comprador, a forte lentidão no mercado de derivados reduziu a moagem e a demanda pela matéria prima em algumas indústrias de fécula e de farinha.Em uma semana, conforme estimativas do Cepea, foram processadas 41,4 mil toneladas de mandioca pela indústria de fécula, queda de 18% frente ao resultado da semana anterior.