Cepea: setor segue atento à redução dos embarques de carne à China

A desaceleração das exportações de carne bovina do Brasil para a China tem gerado preocupação entre os agentes do setor, que indagam se a capacidade de o gigante asiático adquirir a proteína brasileira estaria chegando ao limite, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, citados pelo Cepea, os embarques de carne bovina para a China caíram 20% entre maio de 2020 e maio de 2021, passando de 83,9 mil toneladas para 67,3 mil toneladas. Entre dezembro de 2020 e maio deste ano, a redução foi ainda maior, de 24% – no último mês do ano passado, a China foi destino de 88,6 mil toneladas da carne bovina brasileira. Conforme o Cepea, nos últimos anos, a venda brasileira da carne bovina tem se concentrado no país asiático.

Em 2021, por exemplo, 44% do produto teve como destino a China. Em 2020, 39%. A expectativa é de que o mês de junho termine com exportações abaixo da quantidade exportada em junho do ano passado. Ainda conforme o relatório, até a semana passada as exportações somavam 53,45 mil toneladas, com média diária de embarques em 6,68 mil toneladas. Nesse ritmo, o mês deve fechar totalizando 140 mil toneladas.

Em junho de 2020 foram 151,921 mil toneladas. Segundo o Cepea, “essa desaceleração das exportações da proteína à China gera preocupação dentre os agentes do setor, que se indagam se a demanda chinese por carne brasileira não teria atingido um limite”.

A redução estaria atrelada, conforme o centro de estudos, à recuperação do rebanho de suínos na China – a carne suína é uma das mais consumidas no país asiático. “Isso pode indicar que o país pode, de fato, frear o ritmo de compras de proteína no mercado internacional”, continua, e acrescenta: “Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, 15, pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, o rebanho de suínos teria crescido 23,5% em maio em relação a igual mês de 2020”.

Por Agência Safras