A multinalcional francesa Ceva apresentará para o setor da avicultura uma vacina contra o ciclo de Gumboro, que atinge galinhas poedeiras. Um encontro online, no dia 11 de agosto, reunirá representantes do setor produtivo para abordar temas relacionados ao mercado de grãos, estratégias de mercados internacionais na produção e comercialização de ovos, além de detalhes em como a nova tecnologia atuará para interromper o ciclo da doença.
“Este será um evento especial que reforça nosso papel e dos nossos parceiros de protagonistas na história da avicultura de postura no Brasil. Com este lançamento, mais uma vez, a Ceva oferecerá para o mercado de postura uma solução definitiva para um problema presente e persistente na nossa avicultura”, destaca o Gerente de Marketing Aves Ciclo Longo da Ceva, Felipe Pelicioni.
Para entender mais sobre a Doença de Gumboro, Felipe lembra que a enfermidade é causada por um Avi-birnavírus que replica e danifica a Bursa de Fabricius na galinha doméstica e que pode se manifestar basicamente em três formas clínicas diferentes: imunossupressora, clínica e subclínica.
Diversos estudos relacionados ao impacto direto na mortalidade de aves pela Doença de Gumboro ou Doença Infecciosa da Bursa (DIB) ao redor mundo apontam que este percentual varia de 5% a 30%, dependendo do grau de proteção das aves e da forma da doença. “Quando olhamos para a avicultura de postura a taxa de mortalidade pode chegar a 60%, sugere outro estudo”, comenta Felipe que continua: “Mas o importante é lembrar que a doença estará sempre impactando no desenvolvimento dos lotes, causando comumente quadros de elevadas desuniformidades”, reforça o médico-veterinário.