A China indicou que vai aumentar a produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o insumo para a produção
dos imunizantes, a partir de maio, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, durante uma audiência na Câmara dos Deputados.
Segundo ele, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, disse em conversa neste mês que “abril será mês crítico na China, mas afiançou que em maio e junho haverá grande aumento na produção de IFAs”. Na conversa, de
acordo com França, o Brasil pediu apoio na compra de 30 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Sinopharm e para o recebimento do IFA para a produção de 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.
“O ministro Wang comprometeu-se a fazer todo o possível para cooperar e reservar cota maior de IFAs para a produção” no Brasil, disse França.
Ele acrescentou que o Brasil também está em negociações com a India para receber as 8 milhões de doses pendentes das 12 milhões que foram adquiridas da AstraZeneca e que serão produzidas pelo instituto indiano Serum, e ressaltou que o Itamaraty está em contato com os Estados Unidos para tentar receber parte das doses de vacinas contra a Covid-19 que os norte-americanos pretendem doar.
Por Agência Safras