A produção industrial da China subiu 4,2% em agosto na comparação com igual período do ano anterior, após a alta de 3,8% registrada em julho, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. A previsão do mercado era de uma alta de 4%. O valor agregado da mineração aumentou 5,3% em relação ao ano anterior. Já o de manufatura cresceu 3,1%; a produção e distribuição de energia, energia térmica, gás e água cresceu 13,6%.
Em termos de produção, a de automóveis cresceu 39% em agosto e, entre eles, a de veículos de tecnologia verde aumentaram 117%; e a de equipamentos industriais subiu 9,5%. Um setor que cresceu muito em agosto foi o de produção de equipamentos de realidade virtual e switches digitais controlados por programa dobrou ano a ano, com uma taxa de crescimento de 269,9% e 106,4%, respectivamente.
“No geral, o pacote de políticas para estabilizar a economia continuou em vigor em agosto, e a economia industrial mostrou uma recuperação constante. No entanto, deve-se notar também que o ambiente externo ainda é complexo e severo, as epidemias domésticas se espalharam com frequência, a produção em Sichuan e Chongqing e outras regiões diminuiu devido a cortes de energia de alta temperatura, as entidades do mercado enfrentaram muitas dificuldades, ainda há muitos fatores de instabilidade e incerteza, e as bases para a recuperação econômica ainda precisam ser mais consolidadas”, conclui o relatório do departamento de estatísticas.
Por Agência Safras