O tempo instável ganhou força no Sudeste Brasileiro entre esta terça, 5, e quarta-feira, 6. Houve chuvas fortes principalmente espalhadas no estado de São Paulo, e ainda há no território paulista pontos de chuva, mas de intensidade fraca a moderada, devida à perda de força das instabilidades nas últimas horas. A Somar Meteorologia informa que a chuva também ocorre de forma fraca e isolada em pontos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, algumas nuvens carregadas provocam pancadas de chuva forte e com raios, mas também de forma isolada. O mesmo é observado em pontos do Amazonas e Acre. Já o Paraná conta com muitas nuvens, mas com chuva não significativa.
“Isso acontece por causa de uma frente fria. O sistema está na costa do Sudeste e junto com áreas de instabilidade, agora provocam chuva volumosa e mais abrangente desde a costa do Sudeste até o Centro-Oeste”, afirma a meteorologista Desirée Brandt.
Segundo ela, no Sul, parou de chover e produtores rurais do Rio Grande do Sul comemoram a trégua nas precipitações. “Amanhã (quinta-feira) tem previsão de chuva forte de novo, mas é algo passageiro. Tanto é que a tendência para sexta, fim de semana e início da semana é de tempo mais firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná”, diz.
Enquanto isso, a chuva ganha mais força entre o Sudeste e Centro-Oeste e, próximo do dia 20 de novembro, deve chover em áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba).