Chuva prejudica safra em Petrolina (PE), aponta Faepe

O excesso de chuva tem preocupado os fruticultores em Petrolina, no Sertão de Pernambuco Em muitas propriedades, os cultivos estão alagados e os parreirais foram derrubados. De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), cerca de 2 mil fruticultores já contabilizam danos com as últimas chuvas no município.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) solicita ao governo ações de caráter urgente para mitigar os prejuízos e permitir que os produtores continuem suas atividades, como ocorreu em outras regiões. “Há de se verificar quais desses produtores possuem seguro rural para amenizar as perdas financeiras tão significativas”, questiona Pio Guerra, presidente da entidade.

“Além das perdas, as enchentes afetaram a qualidade das frutas e aumentarão significativamente os custos com tratos culturais dos pomares. Além disso, as frutas danificadas perdem valor no mercado”, disse o presidente da Faepe. Lembrou ainda que, as chuvas ocorridas no início do ano, já haviam causado sérios prejuízos ao Vale do São Francisco.

 

Por CNA