Chuvas devem retornas às regiões produtoras de café

A umidade ao longo do final de semana prologando, por conta do feriado, ainda foi um pouco irregular. A notícia boa é que, diferentemente do mês de setembro, o espaçamento entre os episódios de chuva será bem mais curto a partir de agora, em outubro. E isso deve devolver a umidade do solo, ajudando a quebrar o padrão climático que vinha penalizando as lavouras de café ao longo dos últimos meses. É o que indica o Mapa Climático para o café da Safras Consultoria, com informações da Somar Meteorologia.

Segundo a Somar, as chuvas devem continuar ao longo de toda a semana. A precipitação acumulada até a próxima segunda-feira (19) deve ficar acima da média no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. As chuvas diárias devem girar entre 5 a 20 mm, em algumas localidades oscilando entre 20 a 40 mm. No acumulado estendido até o próximo dia 21 de outubro a umidade projetada fica entre 22 a 55 mm, alcançando em algumas regiões 55 a 80 mm. O destaque é para região Sul de Minas, com chuvas generalizadas e bons volumes acumulados – média superior a 30 mm.

O retorno das chuvas deve estimular novas floradas – expectativa de uma 2ª florada grande. Mas, apesar da melhora climática ainda é preciso um pouco de cautela, diante da irregularidade e, principalmente, as temperaturas máximas bem acima da média para o período do ano (apesar de madrugadas frias). No último decêndio de outubro, as pancadas de chuva prosseguirão sobre as áreas produtoras, mas com acumulados mais modestos.

Por Agência Safras