Novas instabilidades causaram muitos temporais no Rio Grande do Sul durante a quarta-feira, 30. Segundo a Somar Meteorologia, a situação de tempo instável persistiu no decorrer da noite até a quinta-feira, 31, com pancadas de chuva forte, ventania e descargas elétrica se espalhando por boa parte do estado.
Há também relatos de granizo. Segundo a Defesa Civil, os estragos pelos temporais no estado já afetam quase 6 mil pessoas, seja por alagamentos, vendavais, raios, granizo ou qualquer forma de dano em geral.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS) emitiu nota de alerta de cheias para determinadas bacias hidrográficas, por conta dos altos acumulados de chuva dos últimos dias.
Segundo o órgão, os principais rios encontram-se em elevação em todas as bacias da metade sul do estado gaúcho, destaque para as bacias do Quaraí, Santa Maria, Mirim-São Gonçalo, Negro, Vacacaí-Mirim e Pardo, as quais indica condição hidrológica de alerta. A bacia do Baixo Jacuí também deve atingir os limiares de alerta. As outras seguem em estado de atenção.