Os preços do arroz em casca estão em alta no Rio Grande do Sul neste início de novembro, devido ao período de entressafra, ao baixo volume estocado e ao clima, com as recentes chuvas em algumas cidades do estado podem reduzir a produtividade das lavouras e a qualidade do arroz no campo.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, as atividades de semeio não avançaram muito nos últimos dias, e, com isso, algumas lavouras estão submersas. Quanto à demanda, esteve baixa nos últimos dias, onde compradores se mantiveram afastados das negociações, por conta das menores vendas do beneficiado e da preferência pelo produto estocado.
No entanto, essa postura compradora não foi suficiente para pressionar os valores. Entre os dias 29 de outubro a 5 de novembro, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, com pagamento à vista, subiu 0,8%, fechando a R$ 46,58 por cada de 50 quilos no dia 5. Na média de outubro, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, com pagamento à vista, subiu 1,2% em relação à de setembro de 2019, a R$ 45,93.