CNC quer recriar Conselho Deliberativo da Política do Café

O Conselho Nacional do Café (CNC) informou que trabalha com a Secretária Especial Adjunta de Articulação Social da Presidência da República, Elen Mesquita, e o diretor do Departamento de Relações com Organizações Não-Governamentais da Pasta, Miguel Franco, para estender os esforços que a entidade vem desenvolvendo para a recriação do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). 

O fórum foi extinto pela Presidência da República, através de um decreto em abril deste ano. A medida tinha o objetivo de extinguir e estabelecer diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal. “Sabemos que o governo federal adotou essa medida para eliminar, de fato, os colegiados inoperantes e onerosos, o que não é o caso do CDPC”, explica o presidente do CNC, Silas Brasileiro. O CDPC tem como principal função ser responsável pela gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

A entidade afirmou ainda que mesmo no período recente, em que as finanças públicas no Brasil se deterioraram, a gestão público-privada eficiente do Funcafé pelo CDPC, que é presidido pelo Ministério da Agricultura, garantiu orçamentos crescentes disponibilizados ao setor produtivo, respeitando suas necessidades mais prementes.