CNI projeta quedas de 4,2% para PIB geral e de 4,1% para o PIB industrial

Em linha com as principais estimativas do governo e do mercado para a recessão da economia brasileira em 2020, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) manteve nesta quarta-feira, 21, sua projeção para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano para 4,2%. A previsão é igual a do último Informe Conjuntural da entidade, divulgado em maio.

Apesar da recuperação no terceiro trimestre do ano, a CNI espera uma queda de 4,1% no PIB industrial em 2020. A indústria de transformação sofrerá mais, com um encolhimento de 6,3% no ano, enquanto a indústria da construção civil deve ter retração de 4,5%. Por outro lado, a projeção para indústria extrativa é de alta 2,1%.

Após o pior momento da pandemia da Covid-19 ter ficado para trás, a CNI projeta um crescimento do PIB brasileiro de 9% no terceiro trimestre do ano em relação ao segundo trimestre, com alta de 10% no PIB industrial no mesmo período. Na avaliação da entidade, a recuperação na indústria de transformação deve se ampliar no terceiro trimestre para segmentos que iniciaram a retomada tardiamente, como bens de consumo duráveis e bens de capital.

Por Estadão Conteúdo