Colheita de feijão a segunda safra avança em ritmos variados no RS

A área destinada ao cultivo de feijão de segunda safra totaliza 20.127 hectares no Rio Grande do Sul. A estimativa de produtividade é de 1.376 kg/ha, de acordo com o boletim semanal da Emater/RS.

No período entre 22 e 28 de maio, a continuidade do tempo predominantemente seco, com radiação solar elevada e temperaturas amenas durante as noites e manhãs, e o gradual aumento das temperaturas ao longo do dia proporcionaram condições adequadas para o avanço de ciclo das lavouras.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a colheita está em andamento, seguindo o ritmo de maturação das lavouras, e já atingiu 60% de conclusão. É importante ressaltar que as últimas lavouras implantadas apresentam potencial produtivo menor em comparação às anteriores.

Na de Santa Maria, 25% dos cultivos encontram-se em fase de maturação, e 75% já foram colhidos. As lavouras em geral apresentam desenvolvimento razoável. No momento, estima-se produtividade de 1.030 kg/ha.

Na região de Soledade, a pouca incidência de chuvas, nas últimas três semanas, resultou em tempo seco ao longo do dia, ocasionando a redução da incidência de doenças e contribuindo para a preservação da qualidade dos grãos.

Caso as atuais condições ambientais se mantenham, prevê-se que o desempenho produtivo geral das lavouras seja satisfatório. No momento, as lavouras estão distribuídas da seguinte forma: 20% em fase de enchimento de grãos; 60% em processo de maturação; e 20% já foram colhidas.

Comercialização (saca de 60 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no estado, a
cotação média do feijão apresentou redução de -3,12%, passando de R$ 262,00 para R$ 253,82.

Por Agência Safras