As elevadas vendas de etanol nos postos, em função do preço favorável ao hidratado frente à gasolina, seguem impulsionando os valores do biocombustível.
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que desde o início da temporada 2019/2020, o preço do etanol hidratado tem registrado altas nos principais estados produtores, como São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais e Paraná. A exceção ficou para Mato Grosso, onde a oferta aumentou devido à instalação de novas e grandes unidades focadas na produção de etanol a partir do milho. Do lado das usinas, mesmo que algumas tenham necessidade de venda para abrir espaço nos tanques, a maior parte não cedeu no preço de venda.
Diante deste cenário, os valores subiram. Entre os dias 7 a 11 de outubro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 1,8004 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), alta de 1,8% em relação ao da semana anterior. O Indicador Cepea/Esalq do anidro foi de R$ 1,9652 por litro (sem PIS/Cofins), aumento de 1,27% no mesmo período.