Conab realiza mapeamento de soja e arroz no Rio Grande do Sul

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão a campo para iniciar os trabalhos de mapeamento de soja e arroz no Rio Grande do Sul, com base em sensoriamento remoto.

As visitas começaram na primeira semana de janeiro e têm como objetivo localizar as áreas cultivadas com a oleaginosa, além de coletar informações sobre o desenvolvimento e o progresso da safra do grão no estado. A ação, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também visa a aprimorar as metodologias para o acompanhamento da safra agrícola no país.

Durante esta segunda etapa do trabalho, as equipes da Conab irão identificar as lavouras de soja e arroz em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia por sensoriamento remoto com a colaboração do Inpe. As principais informações colhidas in loco com a soja já semeada e em desenvolvimento são: o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases de sua evolução.

 

Por Agência Safras