O tradicional prêmio realizado pela marca italiana illycaffè, em sua 33ª edição, abriu inscrições nesta quinta-feira (1°), até 20 de setembro. Podem participar cafeicultores brasileiros, enviando suas melhores amostras de grãos de café sustentável desta safra 2023. O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso vai selecionar os melhores grãos em duas categorias: Nacional e Regional.
Na Categoria Nacional do Prêmio Ernesto Illy serão selecionados 40 produtores finalistas. A divulgação será em novembro de 2023. Dos selecionados, os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy em 2024, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas. A revelação dos vencedores e entrega dos prêmios aos finalistas será em abril de 2024.
Na Categoria Regional do Prêmio Ernesto Illy serão premiados até dois cafeicultores em cada um dos 10 Estados/Regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas.
A comissão julgadora responsável pela seleção dos cafés é composta pelos especialistas da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè. A análise para a classificação do café é realizada considerando quesitos como: aspecto, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e a qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso. Durante o período de inscrição, o produtor poderá vender o lote inscrito e aprovado para a Experimental.
A ficha de inscrição e o regulamento completo para o 33º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café.
Por Estadão Conteúdo