As condições de desenvolvimento das lavouras de milho safrinha estão relativamente boas no estado do Piauí, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), Alzir Neto.
Ele conta que os produtores conseguiram antecipar os trabalhos de cultivo do milho safrinha e as lavouras estão hoje entre as fases de pendoamento e crescimento vegetativo.
“Tivemos chuvas neste final de semana, que foram benéficas às lavouras, mas existe uma preocupação com o clima, uma vez que as chuvas tendem a ser mais escassas daqui para a frente. A produtividade média esperada para a safrinha deve ser menor frente ao milho primeira safra, oscilando entre 4.200 e 4.500 quilos por hectare, até pelo fato dos produtores investirem menos em tecnologia”, explica.
Alzir destaca que a área cultivada com milho safrinha, sorgo e milheto cresceu bastante neste ano e deve estar ao redor de 150 mil hectares. O último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em abril, indicou uma área de 82,1 mil hectares de milho safrinha no Piauí, crescendo 155,8% frente à safra passada. Para o sorgo a área no estado deve repetir os 28 mil hectares cultivados em 2019/20.
Por Agência Safras