Consultoria projeta retração de 2,8% na área da 1ª safra do feijão

A área plantada com feijão primeira safra em 2019/20 no Brasil deverá ocupar 896,2 mil hectares, com recuo de 2,8% sobre o total cultivado no ano anterior, de 921,6 mil toneladas. A previsão faz parte do levantamento de intenção de plantio, divulgado por Safras & Mercado. 

 A consultoria aposta em avanço na produtividade, que passaria de 1.082 quilos para 1.094 quilos por hectare. Com isso, a produção poderá atingir 980 mil toneladas, com queda de 1,7% sobre o ano anterior, de 996,9 mil toneladas.  A leve queda estimada na área é resultado de um movimento gradual nos últimos anos, com os produtores trocando o plantio de feijão para culturas mais remuneradores, como a soja. “Assim, a primeira safra vem perdendo o posto de maior safra da temporada para a segunda colheita, com menor competição com outras culturas”, lembra o analista de Safras & Mercado, Jonathan Pinheiro.  

Em relação às condições de mercado, é importante ressaltar que as cotações seguem mais elevadas que a última temporada, indicando um fator que favorece o crescimento da produtividade em alguns estados em detrimento de uma área inferior, resultado da possibilidade de maior investimento nesta cultura. 

“Apesar disso, a possível queda de área, em importantes regiões produtoras do centro-sul do país, pode acarretar na queda da produção nacional de primeira safra, porém pouco acentuada ante temporadas anteriores”, completa o analista.