Consumo de etanol hidratado cai 12% em Minas Gerais em julho

O consumo de etanol hidratado em Minas Gerais, no mês de julho foi de 191,5 milhões de litros, o que representa 12,2% de queda sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados ontem pela ANP. No acumulado do ano até julho, o volume consumido no estado foi de 1,4 bilhão de litros, com crescimento de 1,6%, uma alta esperada já que os sete primeiros meses do ano passado foram fortemente impactados pela pandemia.

Já as vendas de gasolina somaram 333 milhões de litros em julho, uma alta de 20,4% sobre o mesmo consumo de julho do ano passado, sendo que no acumulado do ano até julho a alta foi de 9,9%. Isso contribuiu para o crescimento das vendas do ciclo otto no estado de 6,9%, mostrando uma recuperação no mercado de combustíveis em Minas Gerais.

De acordo com o presidente da Siamig, Mário Campos, o setor de etanol no estado está com uma perda de market share, já que a relação de preços do etanol frente a gasolina está elevada. O ano passado em julho o etanol tinha uma participação no mercado mineiro de combustíveis de 36% e no mesmo mês deste ano está em 29%.

Por Agência Safras