Consórcios voltados para o agronegócio registraram um aumento de 14,9% no número de contemplações de veículos pesados. O levantamento é da Multimarcas Consórcios, uma das administradoras do segmento no Brasil, e compara dados do segundo semestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.
Balanço da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio aponta para um crescimento amplo desta modalidade. A venda de novas cotas cresceu 7,3%, passando de 1,09 milhão de aquisições nos primeiros cinco meses do ano passado para 1,17 milhão no mesmo período de 2022.
“Com o aumento da taxa Selic, que está em 13,25% ao ano, a aquisição de produtos e serviços de alto valor por meio de financiamentos está prejudicada e o consórcio se torna uma alternativa”, afirma Fernando Lamounier, diretor-executivo da empresa.
Os consórcios funcionam como uma ‘poupança coletiva’, na qual grupos se juntam para adquirir bens e serviços a longo prazo. Algumas administradoras oferecem inclusive propostas com redução de até 30% da taxa de administração até a contemplação, quando o valor é renegociado.