Levando em consideração as diretrizes ESG e sua importância no segmento agro, a Tarken, startup que atua na cadeia de crédito do agronegócio, desenvolveu uma plataforma que vai além das checagens básicas de um produtor. Combinando imagens de satélite com um algoritmo inédito, capaz de correlacionar imagens Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) com dados e inteligência artificial, a plataforma da startup realiza análises dos aspectos ambientais das propriedades rurais.
Com a inteligência da plataforma, é possível acompanhar o avanço do desmatamento nas áreas de reserva, em tempo real, e receber alertas sobre a gestão ambiental da propriedade. Com o histórico das imagens de satélite e inteligência artificial, que acompanham e detalham o índice de biomassa, integrado à leitura temporal sobre as áreas, é possível ter um novo e mais completo jeito de olhar as questões ESG no agro.
Desta forma, a startup visa facilitar a análise de sustentabilidade do produtor, compilando os dados de suas certidões, o histórico de imagens da área cultivada na propriedade, assim como a gestão da reserva legal, de forma simples e integrada. A plataforma também faz a emissão de certidões e checagem de listas de restrições, sendo capaz de informar sobre o avanço do desmatamento na propriedade e referentes às autorizações ou ausência delas.