Empresas ucranianas pedem à ONU e à Turquia que aumentem número de inspeções de embarcações

As empresas ucranianas pedem à ONU e à Turquia que façam todo o possível para ajudar a aumentar o número de inspeções em embarcações com produtos agrícolas ucranianos, bem como para facilitar o prolongamento da iniciativa de grãos. É o que afirma o apelo da Associação Empresarial Europeia (EBA) ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao embaixador turco na Ucrânia, Yagmur Ahmet Guldere.

“Os empresários confiam e, claro, apoiam a iniciativa de grãos e estão prontos para aumentar os volumes de transbordo, porém, infelizmente, ainda existem gargalos logísticos que bloqueiam as exportações ucranianas de produtos agrícolas. Em particular, segundo informações da EBA, em janeiro de 2023, o número de inspeções de navios que chegam para carregar produtos agrícolas ucranianos diminuiu drasticamente para dois a três por dia. Isso significa que os navios ociosos aumentarão e os armadores e exportadores de grãos sofrerão sérios custos por atrasos nos navios “, diz o apelo.

Portanto, de acordo com o empresariado de grãos da EBA, para evitar uma grande aglomeração de embarcações, bem como para superar efetivamente a crise alimentar, especialmente naqueles países onde as pessoas sofrem com a fome, é extremamente importante não permitir atrasos nas inspeções de tais embarcações. Segundo estimativas de especialistas, devem ser realizadas pelo menos 25 inspeções de embarcações por dia para o bom funcionamento.

Com informações da APK Inform.

 

Por Agência Safras