A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), representada por seu presidente, Valdecir Luis Folador, se reuniu na última semana, em Porto Alegre, com o vice-governador do RS, Gabriel Souza, para apresentar as demandas do setor, conforme pré-agenda acordada em audiência realizada no dia 14 de dezembro, período ainda em transição de governo.
“Esse encontro veio, justamente, para que o Governo ouvisse os setores da proteína animal do RS, conhecendo as necessidades de cada um, e para um início de Governo mais próximo e com muito diálogo. Cada um dos setores apresentou suas demandas, para que o Estado consiga ajudar a manter ainda mais a competitividade desses setores frente aos demais estados brasileiros”, comenta o dirigente da ACSURS.
Três demandas, em especial, pautaram a entidade dos suinocultores gaúchos: isenção da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as vendas interestaduais de suínos vivos; compensação do ICMS sobre a compra de milho de outros estados; e isenção da alíquota de ICMS sobre a compra de óleo de soja degomado utilizado para a alimentação dos suínos.
Por Agência Safras