Etanol: alta da gasolina não reflete nos preços do hidratado

O dia foi novamente de preços estáveis para o etanol no mercado físico paulista. Em Ribeirão Preto, o etanol hidratado seguiu em R$ 2,48 o litro, enquanto o anidro permaneceu em R$ 2,53 o litro.

Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, a demanda das distribuidoras segue residual, voltada quase que unicamente a recomposição de estoques imediatos, quando ela existe.

Na outra ponta, o aumento de 5% nos preços da gasolina promovido nesta terça, 29, pela Petrobras ainda não conseguiu abrir margem de ganhos para o etanol hidratado, o qual já se encontra com sua relação de competitividade com a gasolina saturada na quase totalidade dos estados brasileiros.

“Neste contexto, os ganhos da gasolina, caso não sejam acompanhados pelo hidratado na usina, servirão apenas para fazer o mesmo recuperar parte mínima da competitividade sem redução, sendo que é importante não ignorar que muitas unidades produtoras tendem a não seguir esta lógica ao elevar o etanol junto com a gasolina, em um movimento praticamente automatizado que acaba mantendo a relação de preços desfavorável ao biocombustível”, assinala Muruci.

Por Agência Safras