O dia foi de preços de estáveis a mais altos para o etanol no mercado físico paulista. Em Ribeirão Preto, o
etanol hidratado teve preço de R$ 2,83 o litro, com alta de 1,07% o litro. Já o anidro teve preço estável, a R$ 2,73 o litro.
Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, a demanda de curto prazo tem voltado por parte das distribuidoras, o que ajuda a sustentar os movimentos de reação vistos desde a sexta-feira.
Além disto, ganhos nos preços do etanol de milho nos Estados Unidos junto a uma taxa de câmbio ainda desvalorizada no Brasil abrem uma breve janela de exportação para o produtor brasileiro. “Porém este tende a ser um impacto limitado sendo que a maior matriz de demanda para o biocombustível segue sendo o mercado interno. Mesmo assim um vetor novo, ainda que efêmero e com peso muito pequeno, ajuda a formar uma base para novos avanços no hidratado”, disse Muruci.
Porém a Safras & Mercado alerta que a base central de sustentação destes novos avanços ainda não existe, que é a demanda interna, que passa por momentos sérios de queda e falta de capacidade de reação, agravada pelas novas medidas de lockdown e endurecimento das medidas de afastamento social.
Por Agência Safras