Etanol: usinas seguram oferta e preços voltam a aumentar

Os preços do etanol estiveram entre estáveis a mais altos no mercado físico paulista nesta quinta-feira, 12. Em Ribeirão Preto, o etanol hidratado seguiu em R$ 3,80 o litro. Já o anidro subiu 1,33%, passando para R$ 3,80 o litro.

Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, muitas usinas seguem segurando a oferta o máximo possível para entrar com vendas mais expressivas somente quando o tamanho da quebra de safra for efetivamente conhecida.

“Aos poucos o mercado já vai ajustando as suas estimativas. Agora os novos números para o final da temporada que têm sido indicados variam entre 565 a 525 milhões de toneladas, dependendo da fonte. Estas novas indicações contrastam muito com as iniciais que oscilavam em 500 milhões ou até menos”, disse ele.

De modo geral, a perspectiva de recuperação na demanda tem sido um ponto de convergência entre traders, visto o andamento da vacinação e a recente indicação da Unica que reportou vendas de hidratado saindo de 1,40 para 1,43 bilhão de litros entre junho e julho.

“Ainda assim, como a safra tem uma quebra forte, e as exportações seguem firmes, o quadro de oferta segue apertado, com usinas observando a chance de elevar os preços para regular a oferta para a entressafra. A recente alta de 3,46% nos preços da gasolina pela Petrobras reforça esta posição”, assinalou o analista.

Por Agência Safras