EUA: inflação de alimentos e commodities segue alta,mas parece ter moderado

A inflação nos preços de alimentos e commodities permanece significativa mas já há sinais de desaceleração em relação aos meses anteriores, afirma o Livro Bege, relatório econômico sobre as 12 principais regiões dos Estados Unidos produzido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O documento também disse que a oferta de mão de obra parece ter melhorado nos últimos tempos.

“Os aumentos nos custos de alimentos, commodities e energia (principalmente combustível) permaneceram significativos, embora vários relatórios notam que a inflação de preços para essas categorias desacelerou em comparação com os últimos meses, mesmo permanecendo historicamente elevada”, afirma o relatório.

Alguns também notaram moderação nos preços de insumos de construção, como madeira e aço. De acordo com o Fed, a maioria espera que as pressões de preços persistam pelo menos até o final do ano.

Embora vários distritos tenham destacado preocupações com o resfriamento da demanda futura, no geral o poder dos preços foi estável e, em alguns setores, como viagens e hospitalidade, as empresas foram bem-sucedidas em repassar aumentos consideráveis aos clientes com pouca ou nenhuma reação.

Por Agência Safras