Os Estados Unidos não buscam conflito com a China e não visam a relançar uma Guerra Fria com nenhum país do mundo, e o presidente Joe Biden vai destacar isso em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) amanhã, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Pskai.
“Nosso relacionamento com China não é de conflito, e sim de competição”, disse Psaki, em coletiva de imprensa. Ela citou que Biden teve recentemente uma conversa de 90 minutos ao telefone com o presidente da China, Xi Jinping, sobre uma série de tópicos.
“Foi uma conversa cândida mas certamente não foi elevada e reconhecemos que a China é um país que, enquanto temos questões sobre algumas formas com as quais engajam no mundo, temos áreas onde queremos continuar a trabalhar juntos”, disse Pskai.
“Amanhã o presidente fará um discurso na Assembleia Geral da ONU e ele deixará absolutamente claro que não está em busca de uma futura nova Guerra Fria com nenhum país no mundo. Vamos continuar a buscar nossos interesses, e a elevar prioridades globais, mas não é o objetivo ou a política dos Estados Unidos”.
Por Agência Safras