O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, criticou o tratamento de Pequim em relação aos protestos de Hong Kong, mas assegurou que o governo deseja ter uma boa relação com os chineses e que o presidente norte-americano, Donald Trump, continua “otimista de que um acordo pode ser alcançado”.
Durante um discurso feito em Washington, Pence disse que “Hong Kong é um exemplo vivo do que pode acontecer quando a China adota a liberdade. E, no entanto, nos últimos anos, Pequim aumentou suas intervenções em Hong Kong e se engajou em ações para reduzir os direitos e liberdades de seu povo”.
Em seguida, Pence agradeceu que as autoridades tenham retirado o projeto de extradição que iniciou os protestos. “Posso garantir que os Estados Unidos continuarão a instar a China a mostrar contenção, a honrar seus compromissos e a respeitar o povo de Hong Kong”, disse ele.
Apesar das críticas, Pence disse que o atual governo espera ter uma relação de respeito com os chineses. “Continuaremos a negociar de boa fé com a China para promover reformas estruturais há muito esperadas em nosso relacionamento econômico. E como ouvi novamente dele nesta manhã, o presidente Trump continua otimista de que um acordo pode ser alcançado”, afirmou Pence.