O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que Washington precisa construir uma coalizão de nações com interesses semelhantes para enfrentar a China.
“À medida que competimos com a China e queremos responsabilizar o governo chinês por abusos comerciais, tecnologia, direitos humanos e outras frentes, nossa posição seria muito mais forte se construirmos uma coalizão de parceiros e aliados com ideias semelhantes que tenham causa comum conosco em defesa de nossos interesses e valores compartilhados”, disse ele.
Discursando sobre segurança nacional, Biden disse que o objetivo de seu governo é proteger os empregos nos Estados Unidos. “Tudo o que se relaciona com a China e que envolve a proteção de nosso país, de nossas empresas e nos empregos é importante de deve ser defendido”, afirmou ele.
Biden ainda não sinalizou oficialmente qual será a sua abordagem com relação a China, se irá seguir os passos de Donald Trump e endurecer a política contra Pequim ou se usará uma abordagem mais diplomática para atingir seus objetivos.
Por Agência Safras