Os Estados Unidos estão focados em investir em infraestrutura no país para aumentar a competitividade e garantir igualdade de condições com relação à China, de acordo com a secretária norte-americana de Comércio, Gina Raimondo.
Segundo ela, o plano de infraestrutura de US$ 2,3 trilhões apresentado pelo presidente Joe Biden é ofensivo, uma vez que investirá na competitividade norte-americana, enquanto as ferramentas do Departamento do Comércio são defensivas, como a chamada lista de entidades e tarifas.
Minha visão ampla é que o que fazemos na ofensiva é maior importante do que na defensiva”, disse Raimondo, em coletiva de imprensa, sem entrar em detalhes sobre empresas específicas, ao ser questionada sobre a permanência das companhias chinesas Huawei e da TikTok na lista de entidades. Ela disse que uma revisão está em andamento sobre a política para a China, e os Estados Unidos estão sendo agressivos, sem perder tempo.
“Para competir com a China no longo prazo, precisamos reconstruir os Estados Unidos”, disse ela. “Temos que trabalhar com nossos aliados e encontra terreno comum onde pudermos”.
Por Agência Safras