As exportações do agronegócio mineiro totalizaram US$ 3,45 bilhões no acumulado de janeiro a maio deste ano, com crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2019. O setor também registrou aumento de 24% no volume exportado, que totalizou 4,8 milhões de toneladas. O resultado positivo, mesmo durante a pandemia de Covid-19, pode ser explicado pela crescente demanda por aquisição de alimentos e pela necessidade de manutenção de estoques.
Em relação ao saldo da balança comercial, que é a diferença entre o valor das exportações e das importações, o agronegócio alcançou US$ 3,2 bilhões, respondendo por 51,2% do saldo de todos os setores no estado, evidenciando sua importância para a economia mineira.
De acordo com a análise da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nos dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o cenário sinaliza que o comércio exterior da produção agropecuária do estado vem se mantendo aquecido e competitivo. “O dólar alto também tem sido um fator importante para o bom desempenho das vendas, que têm garantido maior renda para o setor”, avalia a assessora técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agrícola da Seapa, Manoela Teixeira de Oliveira.
Por Agência Minas Gerais