O Ministério da Agricultura autorizou a mudança no calendário da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. A etapa prevista para maio deve começar já segunda-feira, 27. O encerramento foi prorrogado para 10 de junho, com prazo de comunicação pelos produtores rurais até 20 de junho. Nesta fase, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. O rebanho é estimado em aproximadamente 30 milhões de animais.
Segundo a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura em Mato Grosso (SFA/MT), a alteração atende ao pedido do setor que queria mais prazo para o trabalho, diante das dificuldades operacionais impostas pela quarentena contra o novo coronavírus.
Em ofício, o órgão destaca que a comprovação da vacinação contra a febre aftosa deve ser realizada preferencialmente por meio não presencial e, quando não houver alternativa, a comunicação presencial pode ser postergada para um prazo a ser pactuado entre todas as partes envolvidas com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) na Unidade Federativa.