A área projetada de feijão 1ª safra é de 30.561 hectares. A produtividade estimada permanece em 1.701 kg/ha. A cultura está em início de implantação, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, e em finalização nas regiões que efetuam o cultivo em 2 safra.
De modo geral, no estado, 74% das lavouras apresentam-se em fase de desenvolvimento vegetativo; em floração, 18%; em enchimento de grãos, 6%; e em maturação, 2%. Algumas lavouras já foram colhidas, mas ainda não tem importância estatística significativa.
Na de Frederico Westphalen, a semeadura da safra da cultura foi finalizada. As lavouras estão com 5% em fase desenvolvimento vegetativo; em floração, 30%; em enchimento de grãos, 60%; e foram colhidos 5%. A produtividade estimada é de 1.800 kg/ha. Na de Ijuí, as primeiras lavouras colhidas apresentam produção de 1.600 kg/ha, considerada boa produtividade.
Entretanto, esse desempenho não deve ser obtido nas demais, pois apresentam efeitos da falta de chuvas e das altas temperaturas. Com a redução da disponibilidade de água no solo, as lavouras em estádio de formação e em enchimento de grãos estão avançando rapidamente para a maturação, diminuindo o ciclo das plantas e não completando de forma normal o enchimento dos grãos.
Na de Porto Alegre, os agricultores encerraram a semeadura para 1ª safra. No momento, a maior parte das lavouras estão em floração, porém já se observam alguns cultivos em enchimento de grãos. A ocorrência de chuvas, de temperaturas elevadas e de radiação solar proporcionou boas condições ao desenvolvimento. Não houve incidência de pragas nem de doenças.
As informações são do boletim semanal da Emater/RS.
Por Agência Safras