Feijão: colheita da 2 safra no RS atinge 30% da área

A área cultivada de feijão em 1 safra é de 31.449 hectares no Rio Grande do Sul. A colheita está tecnicamente encerrada no Estado. A estimativa de produtividade é de 1.576 kg/ha, o que representa um decréscimo de 7,36% em relação à estimativa inicial, disse a Emater.

A área destinada ao cultivo é de 20.127 hectares. A estimativa de produtividade é de 1.376 kg/ha. A colheita atinge 30% dos cultivos.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a cultura continua com bom desenvolvimento, especialmente as lavouras irrigadas. Houve aumento da incidência de insetos, que se deslocaram das lavouras de soja, especialmente percevejos.

Na de Porto Alegre, as lavouras estão em enchimento de grãos e maturação fisiológica, e são boas as condições fitossanitárias. A expectativa de produtividade é de 1.100 kg/ha. Foi realizado, em Caraá, um evento técnico sobre Sistema de Cultivo de Feijão Orgânico, a partir da avaliação das cultivares Fepagro Garapiá, Centenário e Triunfo em uma Unidade de Referência Técnica. Os resultados são positivos, considerando a fitossanidade e a
produtividade alcançadas.

Na de Santa Maria, as lavouras apresentam um desenvolvimento satisfatório. Estão 15% em fase de floração; 40% em enchimento de grãos; 30% em maturação; e 15% colhidas.

Na de Soledade, as temperaturas amenas, durante a semana, e dentro da normalidade para o período do ano, associadas ao retorno de chuvas, favoreceram as lavouras que iniciaram o processo de maturação. Em termos fitossanitários, a cultura mostra-se satisfatória, mas, para que não aconteçam danos no potencial produtivo, é necessária uma elevação de temperaturas mínimas e máximas. No período, foram realizados o monitoramento e o controle da antracnose. As fases predominantes são a de enchimento de grãos, que atinge 62% dos cultivos, e de
maturação, que chega a 33%.

Agência Safras