Feijão: perdas aumentam em regiões afetadas por estiagem no RS

A área projetada de feijão 1 safra é de 30.561 hectares no Rio Grande do Sul. A produtividade estimada inicialmente é de 1.701 kg/ha. A maior área cultivada no estado está localizada na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, onde o desenvolvimento é normal, e a produtividade é mantida.

Uma pequena redução na expectativa ocorre em parte da região de Porto Alegre; as perdas aumentam nas de Lajeado, Passo Fundo, Santa Rosa e Soledade; agravam-se nas de Erechim Ijuí e Frederico Westphalen e as zonas mais afetadas abrangem as regionais de Santa Maria e Pelotas.

Na região administrativa de Caxias do Sul, a área semeada é de aproximadamente 11 mil hectares. As lavouras mais antigas recém atingiram a floração, e o restante está em desenvolvimento vegetativo.

No período, foram realizadas adubações nitrogenadas em cobertura e tratamentos fitossanitários com fungicidas, visando ao controle preventivo de doenças. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, e se espera rendimentos conforme a expectativa inicial, que é acima de 2.000 kg/ha.

 

Por Agência Safras