A produtora russa de fertilizantes Uralchem-Uralkali planeja enviar um segundo suprimento humanitário de fertilizantes de um porto da União Europeia para a África em março, informou a empresa na quarta-feira (22). A doação estará destinada desta vez para o Quênia, após um embarque anterior para o Malawi em novembro.
O Grupo Uralchem-Uralkali disse que doaria mais de 34.000 toneladas de fertilizantes atualmente armazenados na Letônia para o Quênia. Moscou também reclamou repetidamente que suas tentativas de exportar fertilizantes — com os quais muitos países contam para aumentar a produção agrícola – estão sendo frustradas pelo Ocidente, mesmo que permita à Ucrânia exportar uma certa quantidade de grãos de seus portos bloqueados no Mar Negro.
“A embarcação para transportar o fertilizante de Riga, na Letônia, para Mombaça, no Quênia, será fretada pelo Programa Mundial de Alimentos (PAM) e deverá ser carregada entre 5 e 15 de março”, informou a empresa em comunicado. “Cerca de 200.000 toneladas de mais de 260.000 toneladas de fertilizantes do Grupo encalhados na UE estão atualmente armazenados na Letônia”, completou. As informações partem da Reuters.
Por Agência Safras