A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) lançou nesta quarta-feira, 14, o Satélite Planet, plataforma que vai monitorar o desmatamento em tempo real e ajudar na recuperação de áreas degradadas. De acordo com o órgão, seis satélites farão o acompanhamento diário de áreas do estado para gerar alertas semanais. A expectativa é que o serviço beneficie quem produz de forma lícita e contribui para o desenvolvimento sustentável do estado.
A plataforma, que teve investimento de aproximadamente R$ 5,9 milhões da Alemanha e Reino Unido, também será utilizada por parceiros envolvidos, como o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Batalhão de Emergências Ambientais, Defesa Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), entre outros.
“acredito profundamente que é o caminho correto, eu não tenho dúvida de que vai reduzir muito aqueles que vão persistir, ou insistir em praticar uma ação ilegal porque ao saber desse sistema, ele vai saber e ter certeza que ele vai ser pego pelo sistema, vai ser autuado administrativamente e ser acionado judicialmente pelo crime praticado”, disse o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.