Grão Direto e Bayer lançam selo de práticas sustentáveis

Em colaboração com a Bayer, a plataforma digital para comercialização Grão Direto anuncia a introdução do “Selo de Práticas Mais Sustentáveis” em seu marketplace digital. A presença do selo indicará quais agricultores na plataforma estão utilizando práticas agronômicas benéficas ao meio ambiente. A iniciativa tem como objetivo elevar a segurança, a segurança e a eficiência das transações digitais de grãos no mercado físico.

Desenvolvido em colaboração com a equipe global de sustentabilidade da Bayer, o selo é concedido aos agricultores de acordo com os resultados de um questionário sobre práticas agrícolas sustentáveis. A metodologia atribui uma pontuação a aspectos específicos como plantio direto, uso de nitrogênio, manejo do solo, tipos de culturas de rotação, entre outros. Além disso, agricultores com menores pontuações são incentivados a conhecer e adotar práticas que sejam mais benéficas ao meio ambiente.

Após um piloto com mais de 200 agricultores brasileiros participantes, a iniciativa agora será estendida aos usuários da plataforma da Grão Direto.

Além do selo, outros dados relacionados a ESG, organizados a partir de diferentes fontes – como órgãos governamentais e empresas de monitoramento e compliance – são utilizados para verificar, por exemplo, apontamentos em lista de trabalho escravo ou junto ao Ibama.