Alguns comerciantes retomaram a compra de grãos no porto ucraniano de Mykolaiv na semana passada. De acordo com a chefe do departamento de mercados locais, Anna Tanskaya, não se sabe quando e se os portos de Mykolaiv serão incluídos no “corredor de grãos”.
No entanto, o retorno da atividade comercial é um bom sinal. A Ucrânia pede a seus parceiros que apoiem a extensão da “iniciativa de grãos” nos portos de Mykolaiv e Olvia. No entanto, a ONU não considera isso possível no futuro próximo devido a questões de segurança”, comentou.
Ela apontou que os preços de oferta em Mykolaiv foram significativamente mais baixos em comparação com os portos de Odessa e do Danúbio devido à baixa liquidez.
“Atualmente, as empresas estão movendo grãos de Mykolaiv por estradas e trilhos. A situação deve se normalizar e o spread de preços deve diminuir, se o porto de Mykolaiv for incluído no “acordo”. O número de inspeções diárias tem aumentado, o corredor está funcionando sem problemas e a exportação marítima está crescendo”, acrescentou. As informações partem da APK Inform.
Por Agência Safras