A proibição da importação de determinados produtos agrícolas ucranianos por parte de cinco estados membros da União Europeia (UE) foi prorrogada até 15 de setembro, porém será gradualmente flexibilizada, de acordo com o comunicado da Comissão Europeia divulgado pelo serviço de imprensa.
Conforme informado pelo Ministério da Política Agrária da Ucrânia, o trigo duro, os híbridos de milho e os suprimentos da estação de plantio serão excluídos da proibição.
Segundo o Ministério, é inviável prorrogar a decisão da Comissão Europeia que limita a importação de produtos agrícolas da Ucrânia até 15 de setembro. O chefe do departamento, Mykola Solskyi, enfatizou os benefícios decorrentes dessa nova decisão, destacando o desenvolvimento de uma plataforma de consulta entre a Ucrânia e a União Europeia para resolver a questão do trânsito. E expressou esperança de que a proibição não seja estendida além de 15 de setembro.
A flexibilização gradual das restrições melhorará significativamente a situação e resolverá os problemas relacionados à exportação de grãos ucranianos durante esta safra, afirmou o comunicado da Comissão da UE. As restrições atuais não devem afetar o trânsito de produtos agrícolas ucranianos pelo território desses cinco países: Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia.
Agência Safras