As exportações de grãos da Argentina somaram mais de 53 milhões de toneladas no primeiro semestre, um recorde histórico, disse a Bolsa de Comércio de Rosário (BCR). No primeiro semestre de 2022, as exportações dos cinco principais grãos e cereais cresceram 6,8% em relação ao mesmo período de 2021.
Os embarques de milho tiveram o segundo melhor semestre de sua história, crescendo 6% e compensando parte da queda de 16% nas exportações do Complexo Soja. Também, a primeira metade do ano fechou com recordes para a safra de grãos finos. O Complexo Trigo e o Complexo Cevada apresentaram o maior volume exportado em um semestre registrado, crescendo 65% e 40%, respectivamente. Além disso, o Complexo Girassol cresceu quase 15% em volume de exportação em relação ao primeiro semestre de 2021.
As quantidades recordes foram acompanhadas de aumentos nos preços internacionais dos produtos agroindustriais argentinos. Impulsionadas pelo crescimento de quantidades e preços, as exportações em dólares dos principais polos agropecuários cresceram 20,8% nos primeiros seis meses deste ano.
O avanço dos cereais sobre a soja na área semeada com cultivos extensivos, com forte presença do milho, permite entender em grande parte o maior peso das exportações de grãos sobre os manufaturados de origem agrícola “, disse reporte do BCR
Por Agência Safras