Grãos: Exportações mensais de soja e milho em abril são as mais baixas desde 2002

A Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) projeta que as exportações argentinas para maio possam chegar a US$ 71,566 milhões, uma redução de 4% em relação a abril e de 19% na comparação anual, devido aos novos cortes na produção de soja e milho em 2022/23 e na queda na intenção de semeadura de trigo em 2023/24. Além disso, as exportações mensais de soja e milho em abril foram as menores desde 2002.

A nova estimativa considera os últimos cortes de produção de soja e milho, ajustados para baixo em 4 milhões de toneladas e 3 milhões de toneladas, respectivamente, segundo o relatório divulgado semanalmente.

Enquanto isso, o plantio de trigo seria inferior à metade do nível registrado no ano passado. Isso provocará uma redução nas exportações mensais no final de 2023, principalmente em dezembro, quando é exportada uma parcela considerável do trigo da próxima safra.

Por fim, analistas da BCR avaliam que as exportações argentinas da safra grossa, que engloba o cultivo de milho e soja, apresentam o menor volume em 21 anos. Os níveis de preços internacionais cobrem apenas parcialmente o corte nas quantidades.

Nesse sentido, o patamar das exportações em dólares de abril passado para soja e milho ficaria quase 43% abaixo do patamar de abril de 2002. Porém, se comparado com a média dos últimos cinco anos, o corte em dólares fica em torno de 5%.

 

Por Agência Safras